COMO SERÁ OS HÁBITOS E COMPORTAMENTOS NOS IMÓVEIS PÓS-PANDEMIA
- Geral
- 17 jun 2020
A vida pós coronavírus não será mais a mesma. Muitos hábitos já mudaram, no Brasil e pelo mundo. Historicamente, momentos como este que estamos vivendo, de crises mundiais relacionadas à saúde, influenciam no modo de vida e arquitetura residencial.
Temos como exemplo, a idade média, que sofreu com a peste bubônica e transformou os ambientes. Neste período as casas não possuíam muitas entradas para a luz do sol, já que as ruas eram becos estreitos. Após a doença, os espaços públicos começaram a mudar, possibilitando que as residências pudessem receber mais iluminação natural.
Mas o que será que mudará após esta pandemia? Certamente, após esse período, passaremos a dar mais valor à família e aos amigos e reparar nos pequenos detalhes, como nunca antes.
Neste período descobrimos novas necessidades, cômodos foram mais aproveitados, e vimos que os ambientes necessitam de mais conforto. Em termos de arquitetura, uma boa entrada de luz natural e ventilação cruzada passa a ser mais reconhecida.
Então confira abaixo as apostas para o breve futuro que enfrentaremos:
Home Office
Um dos primeiros itens a sofrer mudanças foi o local de trabalho, passou-se a trabalhar em home office. Após alguns dias de trabalho em casa, percebeu-se que este espaço precisava de uma certa importância e uma organização correta, para ser funcional e confortável, afinal, nem todo mundo estava vivendo essa tendência do work at home.
Muitas casas não estavam planejadas para receber este tipo de demanda, mas após o isolamento, o home office se tornou muito importante e foi necessário mudanças para se adaptar as necessidades diárias, o que certamente será pensado para construções de novos imóveis, por exemplo.
Exercícios em casa
Academias fechadas e a prática de exercícios na rua não é o recomendado, então realizar atividades físicas em casa é a melhor opção. Algumas academias e profissionais passaram a dar aulas online e dicas de como ambientar um espaço para se tornar um local de prática de exercícios durante a quarentena.
Determinação e tecnologia são os fatores principais para levar a uma rotina de exercícios. Lembrando que, é recomendado manter essa prática para ter uma vida saudável e ficar imune a doenças.
Limpeza
A limpeza e higienização de produtos e itens tornou-se extremamente necessário. Itens que possibilitam esta limpeza estão sendo mais consumidos, o que demanda da indústria produtos mais eficientes.
Ademais, materiais de fácil limpeza, como os revestimentos e tapetes, por exemplo, terão mais busca, mas sempre priorizando o conforto.
Uma tendência é a criação de áreas de higienização, nas quais as pessoas possam, por exemplo, deixar os sapatos antes de circular pela casa ou consigam higienizar compras de supermercados.
Consumo consciente
Questionar diariamente o estilo de vida passou a ser recorrente. O momento em que vivemos demanda cautela e principalmente humanidade em tudo que falamos, postamos e consumimos.
O que antes era consumido apenas como excesso de vaidade, ficou de lado. Soluções que possam melhorar a vida das pessoas dentro de suas casas é prioridade. As pessoas pensarão mais para comprar, consumir e descartar o seu resíduo. As pessoas passarão a comprar mais em função da necessidade. Assim como estão mudanças no estilo de vida serão realizadas para reduzir o impacto no meio ambiente.
Tecnologia
A tecnologia tem sido usada para matar a saudade, unir quem está longe, e mais do que nunca, manter-se atualizado. São diversas ferramentas online e diversas possibilidades para manter a vida o mais perto do comum possível.
Por meio do monitoramento por sensores e reuniões à distância, é possível fazer consultas médicas sem sair de nossas casas, por exemplo.
Comodidades como ar condicionado, bons computadores e conexão rápida, que antes eram estimados mais no ambiente de trabalho, serão prioridade nas residências também.
A valorização da experiência nos projetos residenciais
Após a pandemia, haverá um aumento considerável no número de trabalhadores em home office, vejamos pelas grandes empresas de tecnologia como o google e facebook que manifestaram que continuarão o regime de home office mesmo após a pandemia, devido ao grande aumento de produtividade e redução de custos.
Pensar nas atividades que serão realizadas na casa, mais do que nunca, será um ponto a ser reavaliado nos novos projetos residenciais.
Espaços ao ar livre e mais distantes dos centros urbanos também serão uma necessidade, principalmente em famílias com crianças e pets. Depois que começou a pandemia, as pessoas passaram a repensar não só esse momento, mas também o futuro.
Assim, a ideia de muitos é de recomeçar a vida em locais mais tranquilos e que ao mesmo tempo oferecem mais contato com a natureza e menos barulho, como os condomínios fechados da praia de Xangri-lá.
Será necessário a adaptação dessa nova realidade às tendências do morar, trazendo casas mais saudáveis, sustentáveis e conectadas, promovendo o bem-estar humano e do meio ambiente.
Se você esta a procura de um imóvel nos melhores condomínios fechados de Xangri-lá, a qub oferecemos 100% das etapas do processo online para facilitar ainda mais para os nossos clientes e proporcionar uma experiência única, sem sair de casa! Desde a visita até a assinatura do contrato. Acesse qub.house