Busca avançada

Buscar imóveis

Tipo do imóvel
Casas em condomínio Terrenos em condomínio
Cidade
Capão da Canoa Osório Terra de Areia Xangri-Lá
Escolha o condomínio
Condomínio Acqualina Beach Condomínio Allure Beach Condo Condomínio Amaná Atlântida Condomínio Amare Home Resort Condomínio Atlântico Villas Club Condomínio Atlântida Ilhas Park Condomínio Blue Xangri-Lá Condomínio Bosques de Atlantida Condomínio Capão Ilhas Resort Condomínio Carmel Condomínio Celebration Condomínio Duo Nautic Life Club Condomínio Enseada Lagos de Xangri-Lá Condomínio Green Village Condomínio Isla Xangri-Lá Condomínio Joy Vila dos Lagos Condomínio Joy Xangri-Lá Condomínio La Plage Condomínio Lagoa do Passo Condomínio Las Dunas Condomínio Las Palmas Condomínio Los Cobos Condomínio Lótus Atlântida Condomínio Malibú Beach Residence Condomínio One Atlantida Houses Condomínio Pacific Residence Club Condomínio Playa Vista Condomínio Porto Coronado Condomínio Quintas do Lago Condomínio Riviera Xangri-Lá Condomínio Rossi Atlantida Condomínio Sea Coast Condomínio Sense Xangri-Lá Condomínio Sunset Xangri-Lá Condomínio Ventura Club Condomínio Villagio de Atlantida Condomínio Wave Home Resort Condomínio Zen Concept Resort Gaia Atlântida Residences Mirador Playa Arenas Península Melnick Arcadia Pleno Quatro Estações Prime Beach Curumim Raro Arquitetura Brasileira Seasons Wonderful Living Velas da Marina Vientos Resort
De R$ 300.000 a R$ 10.000.000 +
busca avançada

O QUE É VALOR VENAL DO IMÓVEL?

  • Geral
  • 10 nov 2020

Valor venal é uma estimativa do valor de um bem, realizada pelo poder público, utilizado principalmente para a base de cálculo de impostos.

Cada prefeitura possui um cálculo próprio, com base em uma fórmula padronizada, que define os valores venais dos imóveis de cada região.

A fórmula base que calcula os valores venais dos imóveis levam em conta: área do terreno ou da edificação; valor unitário padrão residencial, com base na Planta Genérica de Valores do Município; idade do imóvel (com base no Habite-se ou na reconstrução); localização do imóvel no logradouro; característica da construção, como acréscimos, reformas ou modificações.

O valor venal do imóvel não é o valor final de venda

O valor venal do imóvel é uma referência e existem inúmeros fatores que formam a base de valor de um imóvel. De modo geral, ele não guarda uma relação estreita com o valor real do bem.

Embora seja uma base de cálculo utilizada para a cobrança de impostos, não deve ser fator definitivo para o comparativo em termos de preço de venda.

No processo de avaliação é importante ver o estado do imóvel, valor de condomínio, o valor dos últimos imóveis vendidos na região, entre alguns outros fatores a serem avaliados pelo seu corretor avaliador. Dessa forma, podemos saber o valor de mercado atualizado.

O valor venal é diferente do valor de mercado de um imóvel. 

Eles podem ser próximos, mas na maioria das vezes, não serão iguais e têm finalidades distintas: o valor venal é usado para o cálculo de impostos pelo poder público, o valor de mercado é o valor final de venda do imóvel.

Essa diferença se explica pelo fato de que, enquanto o valor venal é determinado por uma fórmula, o valor de mercado é determinado pela oferta e procura, passando por fatores subjetivos, como a percepção, a necessidade e a urgência de vendedores e compradores.

Apesar dessa diferença, o valor venal é importante para chegar ao valor de mercado de um imóvel – ele funciona como uma base e, normalmente, será menor que o valor de mercado.

Como é calculado o valor venal do imóvel

A responsável pelo cálculo do valor venal é, normalmente, a prefeitura do município. A partir da inscrição do imóvel (número de IPTU e data da inscrição), é possível consultar esse valor junto da prefeitura.

Algumas variáveis são consideradas para chegar ao valor venal (V) de uma propriedade imobiliária:

  • Área do terreno em que o imóvel está construído (A);
  • Fator idade da propriedade – idade do imóvel desde que foi construído (I);
  • Fator posição – em outras palavras, a localização do imóvel (P);
  • Valor médio do metro quadrado de imóveis próximos, segundo a Planta de Valores do Município (VR);
  • E o fator tipologia da residência, que enquadra as características de construção do imóvel, como reformas, acréscimos, modificações, etc. (T)

Todos esses valores e números são aplicados na seguinte fórmula para calcular o valor venal do imóvel:

V = A x VR x I x P x TR

Essa, no geral, é a fórmula utilizada pelos municípios, mas ela pode variar – outros coeficientes podem entrar na conta.

Gostou das dicas? Se você está em busca um imóvel em condomínio fechado, pode contar com a qub, que possui facilitadores especializados e com vasta experiência no ramo imobiliário.

A qub conta com 100% das etapas do processo online para facilitar ainda mais para os nossos clientes e proporcionar uma experiência única! Acesse qub house!

Fale com a QUB