REVESTIMENTO PARA FACHADAS: VEJA OS TIPOS MAIS UTILIZADOS
- Arquitetura
- Geral
- 4 jan 2020
A primeira impressão é a que fica, não é mesmo? Por isso, é tão importante a fachada do seu imóvel em condomínio fechado transmitir o conceito em que se quer passar logo à primeira vista. Normalmente, na construção de um imóvel, pensamos logo de cara no seu interior e conforto e, muitas vezes, acabamos esquecendo de dar a mesma atenção à parte externa.
Atualmente é possível encontrar no mercado diversos tipos de revestimento para fachada, entre eles: porcelanatos, madeira, vidros, pedras, reboco, pintura com textura e outros. Estes materiais trazem harmonia e beleza à construção, para torná-la única.
Os imóveis de condomínio fechado possuem uma visão mais ampla da fachada, tendo em vista que não possuem muros. Normalmente a fachada é combinada com um jardim ou gramado, feito através de um projeto paisagístico que valoriza muito o imóvel.
A fachada é o “boas vindas” do seu imóvel, e demonstra o estilo e a preocupação do morador com os detalhes. Por isso, veremos alguns materiais e tipos de fachadas, para agregar mais valor na construção ou reforma do seu imóvel.
Madeira: O revestimento de madeira é uma boa opção para quem deseja “aquecer” a fachada dos imóveis, trazendo um ar de aconchego. A madeira é um material que combina muito bem com outros materiais como pedra, concreto e vidro. A madeira traz um bom isolamento térmico e acústico. Se utilizada com pequenas frestas também pode permitir a ventilação dos ambientes com privacidade e sombreamento. Existe a opção de utilizar madeira de demolição, que traz uma aparência rústica e moderna, ou também utilizar a madeira ripada, que traz sofisticação ao imóvel.
Concreto: O revestimento de fachada em concreto é uma das opções mais econômicas e versáteis. Com uma aparência industrial e contemporânea, é uma opção durável que exige pouca manutenção após sua instalação. As opções vão do concreto com texturas, liso ou até polido, sendo possível utilizar a criatividade em relação à sua utilização.
Tijolo: O tijolo é uma boa opção para quem quer criar uma aparência rústica ao seu imóvel. Existem diversos modelos de tijolos que podem ser utilizados em revestimentos externos, como por exemplo o tijolo de demolição. Neste tipo de revestimento existem três tipos de rejunte, assim você escolhe ao que melhor se adapta ao seu imóvel. Chama-se de junta cheia quando a argamassa fica nivelada com os tijolos, criando uma superfície plana; na junta frisada, o rejunte (no caso, a argamassa) fica aparente, mas retira-se o excesso para criar uma profundidade entre as peças; já na junta seca, a argamassa não fica aparente, dando a impressão de que os tijolos foram apenas colocados um em cima do outro, apenas empilhados.
Pedra: A utilização de pedras no revestimento torna-se uma vantagem para quem quer uma opção natural. A aplicação é fácil e você pode escolher entre as pedras polidas, brutas, em mosaico ou em filetes. As pedras utilizadas com maior frequência atualmente são Miracema, São Tomé, Caxambú e Pedra-Madeira, cada uma com diversas modalidades de cores e tamanhos, conforme o gosto pessoal. Existem centenas de opções de pedras que são propícias para o revestimento externo e certamente você encontrará uma que combinará perfeitamente com o estilo da sua fachada.
Porcelanato: O material de porcelanato para revestimento externo é uma opção resistente e impermeável, sendo ideal para locais com umidade. Enquanto outros materiais como a madeira e o tijolo necessitam receber uma atenção especial para sua impermeabilização, o porcelanato já vem pronto, e é só instalar. O porcelanato proporciona um acabamento refinado e uniforme, tornando a aparência muito elegante. Possui uma instalação fácil e mantém a temperatura interna agradável.
A qub trabalha com imóveis de alto padrão em condomínios fechados de Xangri-Lá, Atlântida e Capão da Canoa de forma segmentada para te oferecer experiências únicas e inovadoras na compra do imóvel de praia. Ficou curioso? Saiba mais em qub.house