SUSTENTABILIDADE RESIDENCIAL: COMO A MORADIA DE FORMA SUSTENTÁVEL PODE TRANSFORMAR SUA VIDA.
- Geral
- 28 out 2019
A sustentabilidade pode transformar sua vida e trazer grandes benefícios ao meio ambiente. A moradia de forma sustentável opera com menores custos, seja ambiental ou econômico, pois gerencia seus recursos e privilegia o uso de energia limpa. O conjunto desses aspectos tem grande influência no cotidiano dos moradores, já que produz ganhos imediatos e de longo prazo.
A sustentabilidade promove melhorias na qualidade de vida, gera economias, favorece o desenvolvimento social, preserva o meio ambiente e traz maior equilíbrio ao ecossistema.
A preocupação com a sustentabilidade está em plena evidência, e isso não é tendência passageira. É notável, em todos os setores, ações no sentido de causar menor impacto à natureza é possível.
Inclusive, as iniciativas relacionadas ao meio ambiente alavancam o bem-estar coletivo. Nesse contexto, viver de forma sustentável proporciona múltiplas vantagens, como você vai conferir abaixo!
Menor gasto com a conta de água
A redução dos desperdícios de água favorece o meio ambiente, ao mesmo tempo em que diminui gastos. Assim é com a água, sua economia e reuso, partes fundamentais do consumo racional.
Tais soluções abrangem a instalação de torneiras automáticas com temporizador, bem como o uso da descarga de duplo acionamento. Em se tratando desse equipamento, a otimização chega a impressionar, pois ele libera no máximo 6 litros de água, bem menos do que os 14 litros consumidos — em média — pelas descargas convencionais.
A reutilização da água da chuva e o plantio de jardins com baixa exigência de rega são mais ações sustentáveis que fazem parte da rotina de um condomínio verde. O controle da irrigação de áreas ajardinadas e a instalação de medidores individuais de água também estão entre as medidas que visam a correta utilização dos recursos hídricos no condomínio.
Menor gasto com a conta de luz
A utilização dos recursos energéticos, quando pautada em total aproveitamento, transforma-se em benefícios no edifício sustentável. Primeiro, em função da redução do consumo de energia elétrica representar maior equilíbrio ambiental.
Depois, pela economia financeira originada na diminuição do uso de eletricidade. Tais pontos positivos são alcançados, principalmente, a partir da utilização da luz solar na iluminação, energia limpa capaz de ocasionar grandes reduções no consumo do condomínio.
Materiais sustentáveis para os condomínios
Em se tratando das manutenções periódicas necessárias em um condomínio, os empreendimentos sustentáveis, é compensador utilizar materiais ecologicamente corretos tendo em vista que possuem alta durabilidade e ótima performance. Veja, a seguir, algumas amostras de materiais sustentáveis que podem ser usados nas construções verdes:
- bioconcreto: consegue regenerar as rachaduras pela ação de bactérias;
- lâmpadas de LED: duram muito, têm alta eficiência e não contêm materiais prejudiciais;
- argamassa de argila: aparece para substituir o cimento, tem efeito termoacústico e serve como isolante para evitar umidade.
O uso dos materiais acima elencados, e de inúmeros outros, gera importantes economias e menores custos à manutenção de uma casa ou condomínio, ou seja, morar em um empreendimento sustentável equivale a ter ganhos diretamente relacionados à aplicação dos produtos ecologicamente corretos.
Maior integração com os espaços naturais
Construir edificações sustentáveis, gera maior integração do verde ao espaço de moradia e tem finalidades muito práticas. As árvores, folhagens e gramados, uma vez que implantados nesses empreendimentos, contribuem para o controle da temperatura nas residências, bem como ajuda na limpeza do ar e minimiza os transtornos da poluição sonora.
Existe também a possibilidade de construção do telhado vivo, onde a beleza do verde aponta o direcionamento sustentável da construção. Os ecotelhados ainda isolam o edifício da radiação direta do sol, permitem temperaturas internas sem picos de calor e maior conforto térmico nos dias frios.
Melhor qualidade do ambiente
Quem vive em uma construção sustentável usufrui da qualidade do ambiente, visto que a construção é realizada sem materiais nocivos. Nessa modalidade de empreendimento, até mesmo o desenho arquitetônico é pensado para garantir conforto térmico e acústico.
Quanto à vegetação integrada ao espaço de moradia, proporciona clima mais ameno e menos poluentes em suspensão. Tais fatores tendem a colaborar para o bom funcionamento do sistema respiratório, e, aliados aos demais pontos aqui mencionados, ajudam a tornar a vida mais saudável.
Maior atratividade
As características relacionadas à sustentabilidade se revelam decisivas para a atratividade dos empreendimentos imobiliários. Veja que construções em condomínio estruturado para causar baixo impacto ambiental tem apelo diferenciado.
Isso acontece pelas vantagens que o imóvel oferece, somadas à questão de a responsabilidade ambiental ter crescente presença nas decisões de consumo. A junção desses elementos leva à maior valorização patrimonial, relevante destaque dos residenciais sustentáveis.
Dessa maneira, as construções pautadas na sustentabilidade conjugam o melhor de dois mundos, por agregarem benefícios aos moradores enquanto reduzem os impactos sobre o meio ambiente. Acesse qub house e veja algumas opções de imóveis.
DICAS qub:
Por fim, mas não menos importante, separamos dicas especiais de como ajudar ainda mais o meio ambiente:
1. Dê preferência a produtos fabricados com materiais reciclados. Desta maneira, você estará reduzindo o uso da matéria-prima, gastando menos energia e ajudando o planeta.
2. Separe o lixo e mande-o para a reciclagem. Para facilitar a separação, tenha em casa uma pequena lixeira de coleta seletiva, para que todos na casa participem.
3. Regar jardins e plantas durante 10 minutos significa um gasto de 186 litros. Regue o jardim durante o verão pela manhã ou à noite, o que reduz a perda por evaporação; Durante o inverno, regue o jardim em dias alternados e prefira o período da manhã; Use uma mangueira com esguicho tipo revólver;
4. Troque as lâmpadas convencionais de sua casa por lâmpadas de LED. Elas consomem até 75% menos e duram até dez vezes mais.
5. Quando comprar eletrodomésticos prefira aparelhos com o selo Procel. Isso indica que o aparelho consome menos energia.
Se houver dúvidas, a qub está sempre por aqui, saiba mais em qub house.