Busca avançada

Buscar imóveis

Tipo do imóvel
Casa Cobertura Sobrado Terreno
Cidade
Capão da Canoa Osório Xangri-Lá
Escolha o condomínio
Condomínio Acqualina Beach Village Condomínio Amaná Atlântida Condomínio Amare Home Resort Condomínio Atlântida Ilhas Park Condomínio Blue Xangri-Lá Condomínio Bosques de Atlântida Condomínio Capão Ilhas Resort Condomínio Celebration Club Condomínio Duo Nautic Life Club Condomínio Enseada Lagos de Xangri-Lá Condomínio Gaia Atlântida Residences Condomínio Green Village Golf Club Condomínio La Plage Condomínio Lagoa do Passo Condomínio Las Dunas Condomínio Las Palmas Condomínio Los Cobos Condomínio Lótus Atlântida Condomínio Malibú Beach Residence Condomínio Playa Vista Condomínio Pleno Quatro Estações Condomínio Porto Coronado Condomínio Quintas do Lago Condomínio Riviera Xangri-Lá Condomínio Rossi Atlântida Condomínio Sea & Coast Condomínio Sense Xangri-Lá Condomínio Sunset Xangri-Lá Condomínio Velas da Marina Condomínio Ventura Club Condomínio Villaggio Atlântida Condomínio Wave Home Resort Condomínio Zen Concept Resort ISLA Xangri-Lá RARO Arquitetura Brasileira – Xangri-Lá
De R$ 300.000 a R$ 10.000.000 +
busca avançada

TAXA SELIC E O RAMO IMOBILIÁRIO

  • Geral
  • 11 fev 2020

Mesmo se você não estiver envolvido com investimentos do ramo imobiliário, deve ter ouvido uma vez ou outra sobre a taxa Selic, mas afinal, o que é a taxa Selic e para que ela serve? Vamos explicar agora!

Selic é uma sigla que significa: Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Ela foi criada para que a compra de títulos públicos pudesse ser mais segura e transparente. O que são títulos públicos, você me pergunta, são títulos que o governo vende para poder financiar a dívida pública.

As pessoas que compram esses títulos “emprestam” dinheiro para o governo para que, em troca. A aplicação gere rendimentos.

São milhões de transações realizadas todos os dias pelos bancos e este valor deve ser devolvido com juros para quem emprestou a quantia. A taxa Selic é que faz a definição do valor destes juros, ela funciona como uma espécie de índice de base para todas as taxas de juros cobradas pelos bancos.

Mas o que ela tem a ver com o mercado imobiliário?

Quando você compra um imóvel, acaba sendo um grande investimento  financeiro e muitas vezes, as pessoas precisam de crédito para realizar a compra. Se a taxa Selic estiver em alta, por consequência, as linhas de crédito ficarão mais caras também.

Se as pessoas comprarem menos imóveis devido as linhas de crédito caras,  o valor dos imóveis estabiliza ou diminui, devido à pouca procura. Da mesma  forma, se a Selic estiver menor, o financiamento se torna mais barato, a procura  de imóveis aumenta e se tornam mais caros.

Por outro lado, se você busca comprar um imóvel à vista, a melhor opção é  quando a taxa Selic encontra-se em alta, pois como explicado, com menos  procura de compra, os imóveis estabilizam ou diminuem o valor.

Importante salientar que, na questão da locação (aluguel), a taxa Selic também  pode influenciar o valor. Mesmo que esta não seja a taxa oficial da correção dos aluguéis, que é corrigido pelo IGP-M, se a Selic afeta o mercado como um todo, há grandes possibilidades de mudanças nos preços das locações com a Selic em  alta ou baixa. Agora ficou bem mais fácil entender como funciona a taxa Selic, não é verdade? Você também pode consultar a taxa Selic diariamente no site do Banco Central  além de outras informações interessantes se você deseja se aprofundar no assunto e ficar por dentro do que acontece nos negócios mobiliário.

A qub possui profissionais com ampla experiência no mercado imobiliário que podem te ajudar a escolher o melhor imóvel do mercado, independentemente da taxa selic! Ficou com alguma dúvida? A qub está sempre por aqui: Acesse qub house.